A Associação das Humanidades Digitais é uma rede de pesquisadores unidos pela língua portuguesa e pela inclusão da perspectiva digital em seus horizontes de pesquisa.
Nosso principal objetivo é fortalecer as iniciativas em Humanidades Digitais já ativas no universo dos falantes do português, e promover novas inicitivas nesse campo entre eles. Este será um fórum onde esses pesquisadores poderão debater e compartilhar suas experiências, tecendo redes no interior dessa esfera cultural e linguística, que possam levar ao trabalho colaborativo e ao aumento da visibilidade internacional dos projetos em Humanidades Digitais conduzidos em português.
A língua portuguesa, com 244 milhões de falantes nos cinco continentes, é hoje a quarta língua mais falada no mundo, e a quinta língua mais presente na internet, com 88 milhões de usuários. A AHDig foi fundada em 25 de outubro de 2013 por pesquisadores portugueses e brasileiros, e está aberta a novos participantes ligados à reflexão sobre o digital em qualquer parte do mundo, que falem ou conduzam suas pesquisas em português, ou que tenham interesse em investigar as múltiplas esferas da expressão cultural nessa língua.
[i] Números de http://www.cplp.org/; veja também o mapa em http://www.observatorio-lp.sapo.pt/pt and e os comentários em http://www.publico.pt/cultura/noticia/ha-244-milhoes-de-falantes-de-portugues-em-todo-o-mundo
[ii] Números de http://expresso.sapo.pt/a-lingua-portuguesa-na-web=f767518
CFP – I Congresso Internacional em Humanidades Digitais
É com muito prazer que anunciamos o I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, que acontecerá de 9 a 13 de abril de 2018, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma grande oportunidade para pesquisadores, professores e alunos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas e a refletirem, entre outros temas, sobre o impacto das tecnologias de informação, das redes de comunicação e da digitalização de acervos e processos na vida cotidiana dos indivíduos e os seus efeitos nas instituições e sociedades locais e globais, em especial, na realidade brasileira.
Página do evento: http://www.hdrio2018.org.br
São propostos 8 eixos temáticos:
1. Pensamentos Contemporâneos e Mundo Digital
2. Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade
3. Acervos Digitais e Memória Social
4. Representação do Conhecimento, Semântica e Dados Abertos
5. Grandes Acervos de Dados Textuais nas Humanidades Digitais
6. Artes e Expressões Digitais
7. Visualização, Sonificação e Análise de Dados
8. Humanidades Digitais e Realidade Brasileira
E convido-os especialmente a participar do Eixo 7, coordenado por Daniel Alves (FCSH/Universidade Nova de Lisboa) e Luis Ferla (Dep. História/Unifesp), voltado aos temas de: Sistemas de informação geográfica (SIGs); sistemas de visualização e análise de dados; análise de redes; crowdsourcing (projetos colaborativos).
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS: prazo final para submissão de resumos expandidos: 10 de novembro. http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/hdrio/index/pages/view/submissions
Mais informações em http://www.hdrio2018.org.br