Associação das Humanidades Digitais

A Associação das Humanidades Digitais é uma rede de pesquisadores unidos pela língua portuguesa e pela inclusão da perspectiva digital em seus horizontes de pesquisa.

Nosso principal objetivo é fortalecer as iniciativas em Humanidades Digitais já ativas no universo dos falantes do português, e promover novas inicitivas nesse campo entre eles. Este será um fórum onde esses pesquisadores poderão debater e compartilhar suas experiências, tecendo redes no interior dessa esfera cultural e linguística, que possam levar ao trabalho colaborativo e ao aumento da visibilidade internacional dos projetos em Humanidades Digitais conduzidos em português.

A língua portuguesa, com 244 milhões de falantes nos cinco continentes, é hoje a quarta língua mais falada no mundo, e a quinta língua mais presente na internet, com 88 milhões de usuários. A AHDig foi fundada em 25 de outubro de 2013 por pesquisadores portugueses e brasileiros, e está aberta a novos participantes ligados à reflexão sobre o digital em qualquer parte do mundo, que falem ou conduzam suas pesquisas em português, ou que tenham interesse em investigar as múltiplas esferas da expressão cultural nessa língua.